GARBAGE IN PARADISE
As Gili Islands são três pequenas ilhas paradisíacas na Indonésia. Antigamente ilhas desertas, apenas usadas por pescadores para descansarem, hoje em dia, uma loucura para a diversão. A maior ilha, a Gili Trawangan com cerca de 2 km por 3 km, com mais de 200 hotéis e 150 restaurantes, recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano. Muitos procuram as águas turquesas para o mergulho e snorkeling, outros para a loucura da noite. Na noite vale quase tudo, festas, musica ao vivo, djs, álcool, sexo drogas e rock and roll. Este crescente aumento do turismo criou imensos empregos na hotelaria e restauração, mas também provocaram impactos negativos. Cada vez mais corais morrem, mas o maior impacto são as 20 toneladas diárias de lixo que são criadas na Gili T. Parte deste lixo, já é separado para reciclagem, mas os custo de envio para a ilha vizinha Lombok são ainda muito elevados, e infelizmente muito lixo fica numa lixeira a céu aberto, a pouco metros de resorts de 5 estrelas. É surreal, não só ver as montanhas de lixo, mas também as vacas a pastar e a comerem lixo como se de pastos tratassem. A quantidade de plástico é impressionante e muitas vezes algum acaba por ir parar ao oceano.
Algumas pessoas trabalham aqui na lixeira por sua conta, a separar lixo e a enviar para ilhas vizinhas para terem algum sustento para a família.
Em média cada ser humano produz 1kg de lixo por dia, e embora existam cada vez mais soluções para o melhoramento e tratamento do lixo, ainda há muito trabalho a fazer.
